O que eleva vendas não são ferramentas e sim estratégias inteligentes.
Há uma enxurrada de técnicas e ferramentas de vendas sendo oferecidas no mercado. O que é preciso entender é que se você jogar areia em um funil não pode esperar que saia ouro do outro lado. Venha debater isto conosco!
A ansiedade por conquistar clientes está atropelando a inteligência do negócio!
Empresas que estão ávidas por conquistarem novos clientes e aumentarem suas vendas são atraídas por ofertas de excelentes ferramentas que existem no mercado e que atuam como funil de vendas.
Não tenho dúvida de que elas são úteis e até uso algumas em minhas prospecções.
Ocorre que ferramentas não produzem bons resultados, pois são meros instrumentos que requerem estratégias inteligentes, as quais são pensadas previamente antes de se colocar qualquer coisa dentro do funil. Inserir informações inadequadas na boca do funil não produzirá bons resultados do outro lado dele.
Um dos exemplos mais clássicos de erros em prospecção de vendas é não saber o que sua empresa realmente vende. A maioria tenta vender seus produtos e serviços, se esquecendo que consumidores compram benefícios, ou seja, o que eles enxergam de valor. Se sua empresa, por exemplo, é uma seguradora de saúde, então tentar vender plano de saúde é um erro. O que pessoas compram é a tranquilidade e segurança. Se é uma sapataria não é sapato que ela vende. É conforto para os pés, beleza, durabilidade, status etc.
Muitos outros erros se sucedem, tais como escolher mal o perfil do seu cliente. Falhar nesta escolhe resultado em tempo e dinheiro jogados fora.
Portanto, antes de contratar qualquer ferramenta de vendas, invista no planejamento do seu marketing. Isto poupará tempo, dinheiro e retrabalhos.
Visando oferecer uma ferramenta de inteligência de mercado para as empresas, a M2ALL criou uma plataforma de planejamento estratégico, de marketing e comercial com funil de vendas e CRM de pré-venda, o QUALI-LEAD. Nela você será conduzido no desenvolvimento da inteligência do seu negócio para realizar uma prospecção e qualificação de contatos com eficácia. E você poderá fazer isto por conta própria ou com a assessoria de nossos consultores. Consulte-nos.
Marcos Rabstein é sócio-diretor da M2ALL Consultores, empresa de consultoria, treinamento e coaching, especializada em planejamento e gestão empresarial com focos em marketing, vendas processos e pessoas. m2all@m2all.com.br