Top
Planejamento Estratégico | Consultoria | M2ALL
6723
page-template-default,page,page-id-6723,mkd-core-1.0,highrise child-child-ver-1.0.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-box,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Trademarketing e Gestão de Categorias de Produtos

O planejamento estratégico estabelece a visão e as diretrizes de longo prazo de uma empresa.

Trademarketing e Gestão de Categorias de Produtos

Em complementação às estratégias de merchandising, o Trademarketing e a Gestão de Produtos por Categorias têm como intenção melhorar a experiência de compra do cliente, além de alinhar o mix de produtos e serviços ao seu perfil de consumo.

O Trademarketing é composto por ações em que o fabricante promove seus produtos para o consumidor por meio do canal de distribuição. Fabricantes e distribuidores e lojas se unem para definir estratégias para alavancar as vendas por meio de promoções de produtos e sua organização no ponto de venda.

A Gestão de Categorias (GC) é uma técnica que reune diferentes produtos de um mix e que guardam uma relação de consumo entre si. Por exemplo, a categoria de alimentos saudáveis e destinados a pessoas que buscam melhor qualidade de vida ou possuem alguma restrição alimentar. A GC passa a constituir unidades de negócio dentro de um negócio e tem como objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final.

Os principais efeitos que o Trademarketing e a Gestão de Categorias trazem são os seguintes:

  • Maior conhecimento sobre o perfil de consumo dos clientes.
  • Maior satisfação do consumidor e/ou comprador pela maior facilidade e agilidade nas compras.
  • Maior eficácia na cadeia produtiva e no relacionamento com os parceiros (fornecedores).
  • Melhor aproveitamento dos espaços físicos da loja.
  • Melhor mix de produtos (mais adequado ao perfil do “shopper”), tanto em termos da qualidade como da quantidade dos produtos oferecidos.
  • Redução das perdas e rupturas de produtos nas lojas.
  • Maior eficácia nas promoções.
  • Aumento da venda de produtos com maior margem de contribuição – através da melhoria da visibilidade de categorias e produtos estratégicos, favorecendo a venda por impulso.

O processo consiste, assim, em garantir que, ao final do trabalho, haja um conjunto de propostas de ação para aproximar fornecedores de lojistas, de modo a criar melhor experiência de compra para o cliente, com maior conforto e comodidade e se alinhando aos gostos e preferências do consumidor.

A M2ALL se propõe a assessorar seus clientes no desenvolvimento e acompanhamento da execução do plano.

gestão de pessoas
X