Perspectivas do Consumidor (Psicossociologia do consumidor)
Os diferentes grupos de consumidores. Identificação de necessidades e desejos dos clientes atuais e potenciais. Identificação do processo de tomada de decisão dos consumidores. Influências culturais, sociais e psicológicas sobre as decisões de compra e suas implicações para as estratégias de marketing. Etapas no desenvolvimento da lealdade dos clientes – Construção de conexões emocionais.
Pesquisa de Marketing
A pesquisa como suporte as decisões de marketing. A análise das questões empresariais e a tradução delas em problemas de pesquisa. A significação e relevância dos dados e das informações. A elaboração do projeto de pesquisa – fases, conceitos e métodos. A análise, interpretação e utilização de dados.
Sistema de Informação de Marketing
A aprendizagem organizacional e suas inter-relações com o uso da informação. Administração dos sistemas informacionais dentro da organização. Sistemas concebidos para coletar, processar e disseminar informações relevantes nas tomadas de decisão de marketing. Como extrair as melhores informações dos dados disponíveis – perfil dos vários segmentos de mercado, opiniões dos consumidores sobre as ofertas da empresa e dos concorrentes, expectativas relativas ao MIX de marketing, dados referentes ao processo produtivo e ao desempenho organizacional, análise de demanda, entre outros.
Database Marketing
A evolução do marketing de massa par o marketing dirigido ou individualizado. Database como ferramenta indispensável ao relacionamento com o cliente e ao estabelecimento de estratégias de marketing. Os resultados de um relacionamento de estratégias de marketing. Os resultados de um relacionamento contínuo com os clientes. Princípios na construção e manutenção de um banco de dados de marketing. Aplicações do database marketing.
Gestão de Produtos
Gestão de Produtos – valor da oferta global percebida pelo cliente. A imagem institucional e da(s) marca(s) como força propulsora da comercialização. A criação de ofertas diferenciadas e superiores aos olhos dos consumidores. As decisões relativas às características intrínsecas e extrínsecas da oferta. Pontos críticos do processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços – a análise de viabilidade e o potencial de sucesso comercial.
Políticas de Logística e Distribuição ( Praça )
Agilidade de entrega a custos competitivos, disponibilidade e sortimento de produtos em pontos de venda, e bom atendimento pelos membros do canal como diferenciação da oferta. Desenvolvimento e operação dos canais de distribuição no atacado e no varejo. Logística de distribuição, negociação de contratos e custos de transação.
Marketing Direto
Estratégias e utilidade de abordagens de marketing direcionado ao consumidor. Planejamento e avaliação de resultados. Os diversos contextos e o impacto do marketing direto. Elaboração, execução e avaliação de malas direta. Central de Telemarketing – estrutura, funcionamento e avaliação de resultados. Configuração, acompanhamento e resultados dos Serviços de Atendimento ao Consumidor.
Marketing de Serviços
Identificação da oferta – percentual de tangível e intangíveis. As peculiaridades de ofertas intensivas em intangíveis. As implicações das diferenças entre tangíveis e intangíveis para as estratégias de marketing. Os P’s de serviços – processos, pessoas e palpáveis agregados. A gestão dos encontros de serviços.
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