O planejamento de marketing é um desdobramento do planejamento estratégico. Tomando como base as diretrizes traçadas neste último, o marketing tem um olhar no plano tático onde o foco recai sobre todos os produtos e serviços dentro do cenário interno e externo da empresa.
Os seguintes elementos são considerados essenciais neste trabalho:
- Definição do posicionamento da marca, dos produtos e serviços.
- Definição dos objetivos, metas e prioridades do marketing.
- Análise de SWOT.
- Análise dos elementos do micro e macro ambiente sob a ótica do marketing.
- Análise da concorrência e benchmarking.
- Definição de público-alvo e segmentação de mercados.
- Desenvolvimento do mix de produtos e serviços (8 P´s do marketing – produto, preço, praça, promoção, posicionamento, pessoas, processos e performance).
- Desenvolvimento do plano de ação.
O processo consiste, assim, em garantir que, ao final do planejamento, haja um conjunto de propostas de ação para colocar o plano em prática, acompanhando o seu desenrolar ao longo do tempo.
A M2ALL se propõe a assessorar seus clientes no desenvolvimento e acompanhamento da execução do plano.