Top
O MARKETING SOB UM OLHAR HOLÍSTICO! - M2ALL
6740
post-template-default,single,single-post,postid-6740,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise child-child-ver-1.0.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
M2ALL / Marketing  / O MARKETING SOB UM OLHAR HOLÍSTICO!

O MARKETING SOB UM OLHAR HOLÍSTICO!

Muitos enxergam o marketing como uma ação de comunicação, não percebendo a amplitude de sua abrangência e atuação. Venha debater este importante conceito conosco!

O marketing é muito grande para se deixar apenas nas mãos do departamento de marketing!

Na definição da palavra, marketing pode ser lido como “market + ing”. Se fizermos a tradução do termo com adaptações, teremos “fazendo mercado “.

Isto quer dizer que todos em uma empresa que fazem algo com ou para o mercado, estão praticando o marketing. O que isto significa?

Significa que o comprador que se relaciona com o fornecedor faz mercado, pois imagina as consequências de uma compra mal feita.

A logística se estoca mal ou entrega errado, para o cliente errado, no prazo errado, causa um enorme prejuízo. Ela também é responsável pelo marketing da empresa.

E o faxineiro? Ele precisa deixar a empresa brilhando, não só pelos clientes, mas pela satisfação dos próprios colaboradores. E nem preciso mencionar as áreas de marketing e venda.

Isto quer dizer que a empresa como um todo é um grande corpo de marketing que deve atuar de forma integrada para a satisfação dos clientes.

Quando em nossos treinamentos passamos esta mensagem, as pessoas se conscientizam da importância do papel de cada função, fazendo nascer o espírito de equipe.

É preciso enxergar o marketing de forma holística. Marketing é importante demais para ser entregue apenas à área de marketing.

Marcos Rabstein é sócio-diretor da M2ALL Consultores, empresa de consultoria, treinamento e coaching, especializada em planejamento e gestão empresarial com focos em marketing, vendas processos e pessoas. m2all@m2all.com.br

No Comments

Leave a Comment

X